domingo, 8 de agosto de 2010

Aceitação - O início da transformação


A primeira impressão que temos quando ouvimos ou pensamos em aceitar, seja uma pessoa, um fato ou uma circunstância é de que estaremos nos submetendo ou nos subjugando, desistindo de lutar, sendo fracos.

De verdade, se quisermos modificar qualquer aspecto da nossa vida e de nós mesmos, devemos começar aceitando.

A aceitação é detentora de um poder transformador que só quem já experimentou pode avaliar.

É difícil aceitar uma perda material ou afetiva; uma dificuldade financeira;
uma doença; uma humilhação; uma traição.

Mas a aceitação é um ato de força interior, sabedoria e humildade, pois existem inúmeras situações que não estão sob o nosso controle.

As pessoas são como são, dificilmente mudam. Não podemos contar com isso. A única pessoa que podemos mudar, somos nós mesmos, portanto, se não houver aceitação, o que estaremos fazendo é insensato, é insano. Ser resistente, brigar, revoltar-se, negar, deprimir, desesperar, indignar-se, culpar, culpar-se são reações emocionais carregadas de raiva. Raiva do outro, raiva de si mesmo, raiva da vida. E a raiva destrói, desagrega.

A aceitação é uma força que desconhecemos porque somos condicionados a lutar, a esbravejar, a brigar.

Aceitar não é desistir, nem tão pouco resignar-se. Aceitar é estar lúcido do momento presente e se assim a vida se apresenta, assim deve ser. Tudo está coordenado pela Lei da ação e reação.

No instante em que aceitamos, desmaterializamos situações que foram criadas por nós, soluções surgem naturalmente através da intuição ou fatos trazem as respostas e as saídas para o problema.
Tudo é movimento. Nada é permanente.

A nossa tendência “natural” é resistir, não aceitar, combater tudo o que nos contraria e o que nos gera sofrimento. Dessa forma prolongamos a situação. Resistir só nos mantém presos dentro da situação desconfortável, muitas vezes perpetuando e tornando tudo mais complicado e pesado.

Quando não aceitamos nos tornamos amargos, revoltados,frustrados, insatisfeitos, cheios de rancor e tristeza, e esses padrões mentais e emocionais criam mais dificuldades, nunca trazem solução.

Aceitar é expandir a consciência e encontrar respostas, soluções, alívio. Aceitar é o que nos da confiança.

É fundamental entender que aceitar não significa desistir e seguir adiante com otimismo.

Ter muitos propósitos a serem atingidos é nossa atitude saudável diante da vida.
Aceitar se refere ao momento presente, ao agora.

No instante que você aceita, você se entrega ao que a vida quer-lhe oferecer. Novas idéias surgem para prosseguir na direção desejada, saindo do sofrimento.

Texto de Ana Cristina Pereira extraído daqui!

7 comentários:

Simone disse...

Obrigada, li e reli muitas vezes e ajuda especialente hoje, aqui e agora como mãe!

Anônimo disse...

QUANDO ME ENCONTRO EM UMA SITUAÇÃO DIFÍCIL, DESEPERO-ME, NÃO ENCONTRO SAÍDA, VIVO O MOMENTO PRESENTE COMO UNA TRAGÉDIA. A ACEITAÇÃO SUGERE UM OLHAR DIFERENTE.PARA QUE LUTAR TANTO, SE O ESTOU VIVENDO É FATO. GOSTO DEMAIS DESTAS REFLEXÕES.ABRAÇOS

Anônimo disse...

Durante a maior parte de minha vida machuquei muito e fui machucada por pessoas, fatos, situações. Até que, compreendi que a única mudança possível é aquela que acontece dentro de nós mesmos. E, nesse sentido, busquei muitas igrejas, muitos religiosos que pudessem me auxiliar nessa busca, nessa mudança. Mais uma vez descobri que também é dentro de nós que o Divino mora. Comecei a camihada (tempo cronológico: mais ou menos 5 anos), muita coisa já mudou em mim e ao meu redor. E,hj ao conhecer esse Blog, sei que será mais um local onde buscarei subsídios para prosseguir minha jornada. Parabéns, e muito obrigada....

Anônimo disse...

Alimentamos a alma também. Alimento o que sou, a Alma, com estes blogs maravilhosos que só acrescem o que tenho de melhor a oferecer ao Universo! O teu blog é maravilhoso!Obrigada por ele existir, e causadamente vc.

Silvana Aguiar disse...

Acabei di encontrar esse blog. Seus conceitos sobre aceitação vem de encontro à situação que estou vivendo. Antes, eu acreditava que a aceitação era uma condição passiva de acomodação aos infotúnios da vida. Hoje, sofrendo as consequências de uma ataxia cerebelar (doença que compromete a coordenação motora e o equilíbrio), percebo que a aceitação deve ser ativa e dinâmica. As adversidades servem para nos mostrar caminhos diferentes dos percorridos e descobrir potenciais ou qualidades que ficariam adormecidos em situações de conforto.

Anônimo disse...

A aceitação para mim é o simples entregar-se ao agora e vivê-lo, sem queixumes, sem rancor, sem acomodação mas com a atenção vigilante que ao vida está nos mostrando, oferendo e então levando em conta os pensamentos que surgem, partir para a ação. Agora sim, agir de maneira integral, com uma percepção completa do momento presente e considerando todas as alternativas que foram possíveis identificar. SENDO e ESTANDO integralmente...

Anônimo disse...

Conheci o blog atravez de uma amiga, quando eu estava sofrendo por uma perda afetiva. Me ajudou muito a seguir em frente com a vitalidade e o amor pela vida que tenho.. Hoje estou passando pela mesma situaçao e me vejo entregue a melancolia novamente, assim como me alivia essas palavras de sabedoria de quem ja viveu muito mais que eu.. Obrigada pelos conhecimentos, e que eu melhore