terça-feira, 18 de março de 2008

Você acredita numa vida depois desta?

Sempre me intrigou que alguns mestres budistas que eu conhecia fizessem uma simples pergunta às pessoas que se aproximavam deles buscando ensinamento: "Você acredita numa vida depois desta?".

Não se trata de saber se a pessoa acredita nisso como uma proposição filosófica, mas se sente isso no fundo do seu coração. O mestre sabe que, se alguém acredita numa vida futura, sua visão de mundo será diferente e terá um outro sentido de responsabilidade e moralidade pessoal.

O que os mestres suspeitam é que aqueles que não têm uma crença firme numa vida após a morte, vão criar uma sociedade fixada em resultados a curto prazo, sem qualquer preocupação com as consequências dos seus atos.

Seria essa a principal razão pela qual criamos um mundo brutal como este em que vivemos, um mundo em que a verdadeira compaixão está quase ausente?

Sogyal Rinpoche, em "O Livro Tibetano do Viver e do Morrer".

2 comentários:

Seigaku disse...

Se eu acredito em uma vida futura? Claro que sim, de dezenas de bilhões de outros seres por vir. Se é a "minha"? Como posso saber...

Sílvia disse...

Como poderia não haver vida após a morte se somos tão maiores que o nosso corpo? Sentimos tanto amor, sentimos uma ligação enorme com os outros seres e com o universo...seria pobre não pensar que somos muito mais que um corpo!