domingo, 6 de janeiro de 2008

The Last Samurai (O Último Samurai)

Este filme certamente vale rever.

O filme que se passa em 1876, tem o Capitão Nathan Algren como um veterano de guerra que vive enchendo a cara de whisky e andando pelo país contando suas aventuras na guerra, quando é convidado por um companheiro de armas a se dirigir para o país do sol nascente (Japão) onde irá ensinar a um exército de voluntários a arte da guerra, para lutar contra Katsumoto, um samurai revoltado. Os samurais naquela época eram a elite como se fossem os senhores feudais, o imperador encantado com o sistema de vida ocidental e querendo unificar o Japão, aceita o conselho dos seus conselheiros que querem se enriquecer com o novo modo de vida Ocidental e contrata “herói americano” para acabar com os revoltosos.
Como todos sabem as coisas não saem como o esperado e ele é preso, e como um tigre luta pela sua vida, mas é subjugado, capturado e mandado para o local onde os samurais vivem.
A fotografia é primorosa, lembra perfeitamente o Japão de 1876. O filme vale a pena ser visto, pois fala de valores perdidos hoje em dia que só nos lembramos em filmes como este, que tentam renová-los. Valores como Honra, Dignidade, Lealdade e Fidelidade que pouco ou nada é passado hoje em dia. Valores como Amizade, Companheirismo e Amor. Valorização do Momento Presente (Aqui e Agora). Sim as cenas de batalhas são ótimas, o filme é envolvente, mas o que mais impressiona é a auto critica que aprendemos sobre nós e os norte americanos que percebem que seus valores se perderam e que o caminho que trilham poderá, mais cedo ou mais tarde, levá-los inevitavelmente a destruição.

O Último Samurai (The Last Samurai) -EUA/JAPÃO 2003 dirigido pelo cineasta Edward Zwick. A história se passa no Japão, durante o Império Meiji.

Nenhum comentário: